Dia europeu de luta contra a obesidade

Assinala-se hoje o dia europeu de luta contra a obesidade, com o objectivo de chamar a atenção para a doença e para a necessidade tratá-la e preveni-la desde cedo.
Mais de 1 bilião de adultos, em todo o Mundo têm excesso de peso e mais de metade sofre de obesidade. Portugal não foge à regra. Segundo as últimas estimativas 40% da população adulta portuguesa e 1/3 das crianças sofrem de peso a mais.
Importa salientar que a procura de "dietas milagrosas", tratamentos com resultados imediatos não é o caminho mais aconselhado, predispondo a acentuadas oscilações de peso e um agravar da situação de ano após ano, com perda de saúde.
O tratamento e prevenção da obesidade implicam alterações de estilo de vida, que devem perdurar ao longo da vida. A adopção de hábitos alimentares saudáveis onde predomine o consumo regular de legumes, de fruta, de cereais integrais e a redução do consumo de alimentos ricos em açúcar, gordura saturada, sal e alimentos processados é fundamental para começar a estabelecer uma mudança. Simultaneamente e não menos importante, há que manter-se activo. A prática regular de uma actividade física é indispensável para manter um corpo e mente sãos.
Para perder peso não basta deixar de comer. Há que saber comer de forma saudável, nas quantidades, combinações e tempos adequados, de forma a não predispor a nenhuma carência nutricional, não originar um quadro de má nutrição e agravar ainda mais o problema de saúde já existente.
Faça parte da solução e contribua para a sua qualidade de vida. Comece hoje a fazer mudanças.
Nota: imagem retirada daqui.

0 comentários: