Celulite: prevenir é o melhor remédio

A celulite ou lipodistrofia ginóide, é considerada actualmente uma doença e não apenas uma simples deformação estética. Os factores para o seu aparecimento são vários: alimentação inadequada, tabaco, sedentarismo, problemas circulatórios, herança genética, consumo de álcool e desequilíbrio hormonal.
Relativamente aos hábitos alimentares, estes devem ser corrigidos de forma a remover os alimentos que que predispõe ao desenvolvimento da celulite, tais como: fritos, alimentos gordos, açúcar refinado, bebidas alcoólicas, alimentos com cafeína, etc. Recomenda-se ainda um consumo adequado de água, mediante as necessidades individuais, ingestão abundante de hortofrutícolas, cereais integrais, entre outros.
Deve haver ainda um bom aporte de bioflavonóides, de forma a melhorar a circulação sanguínea e melhorar os processos inflamatórios, bem como de vitamina E, C, B6, B12, ácido fólico, potássio, cálcio, sílicio e magnésio.
Para além dos cuidados alimentares estruturados, torna-se importante a prática regular de actividade física, evitar o consumo de álcool e deixar de fumar.
Quando existe um peso excessívo, torna-se ainda benéfico uma redução ponderal para a redução da celulite.
O ideal é prevenir o aparecimento  de celulite, mas caso já esteja instalada deve-se prevenir a sua evolução e trabalhar na sua redução.
Nota: imagem retirada daqui.

0 comentários: