Purés congelados são opções saudáveis?

Caso esteja na dúvida se ao congelar os purés para o seu bebé, estes permaneçam saudáveis, deve certificar-se que cumpre alguns cuidados de higiene e segurança alimentar.
Desde que após a confecção dos purés, deixe que eles arrefeçam e de seguida os tape bem, serão tão nutritivos como os frescos, com a vantagem de que poderão permanecer até 8 semanas no congelador, conseguindo ganhar um tempo extra.
Deixar os purés no frigorífico significa que o seu valor nutritivo vai sendo lentamente comprometido, não sendo desta forma a opção mais aconselhada. Caso opte por congelá-los mais tarde, aí nunca terá um elevado grau de frescura e um adequado teor nutricional.
Se não vai usar o puré todo, o mais prático é mesmo congelar o que sobra para preservar efectivamente os nutrientes. Pode inclusive dividir por porções, de forma a poder variar o tipo de puré e decidir a quantidade que necessita para cada momento. Sugere-se apenas que coloque sempre rótulos para saber o conteúdo e a validade.
Depois, basta deixar o puré a descongelar no frigorífico, podendo eventualmente necessitar de adicionar um pouco de água durante a fase de re-aquecimento, dado que a congelação retira alguma humidade dos alimentos.
Nota: imagem retirada daqui.

0 comentários: