O poder da alimentação anti-retenção de líquidos

Quando tem regularmente as mãos inchadas, abdómen inchado, especialmente ao final do dia, possui algumas cãimbras e um certo mal estar geral pode ter retenção de líquidos.
São várias as causas que levam à retenção de líquidos. Podem haver alterações hepáticas, cardíacas ou renais, pelo que será sempre aconselhado que converse com o seu médico assistente acerca do assunto.
A nível alimentar pode-se elaborar um plano alimentar que estimule e promova a retenção de líquidos existentes e auxilie o tratamento.
Numa retenção de líquidos existem dois minerais a ter em especial atenção: o sódio e o potássio. Estes contribuem no equilíbrio hídrico do organismo, mas também intervêm no controlo da pressão arterial e ritmo cardíaco, bem como no transporte de nutrientes para as células.
O excesso de sódio é prejudicial e promove a retenção de líquidos, pelo que deve existir cinco vezes mais potássio no organismo que sódio.
Deixamos algumas sugestões para que possa manter o equilíbrio adequado entre sódio e potássio:
- evite o uso do sal no tempero das saladas e reduza aquando a preparação dos alimentos, optando pelo uso de ervas aromáticas e especiarias;
- ingira diariamente uma boa porção de fruta e legumes;
- beba pelo menos 1,5 litros de água por dia;
- faça exercício físico (ex.: caminhadas) se possível diariamente.
Nota: imagem retirada daqui.

0 comentários: