Fibra alimentar

Segundo um estudo publicado pelo National Cancer Institute, uma alimentação rica em fibra é um enorme contributo para uma vida saudável.
Já vários estudos têm demostrado a importância da ingestão média de 25 a 30 gramas de fibra diariamente em adultos. Este estudo em particular, que teve por base uma investigação de 9 anos vem re-afirmar a ideia principal com algumas novidades.
Uma ingestão regular de fibras para além de conferir uma maior saciedade, ajudar a diminuir o colesterol, diminuir o risco de obstipação, diminui o risco de morte em 22%, especialmente no que se refere a morte por doença cardiovascular, inecciosa e respiratória. Daí as consultas de nutrição serem um grande auxílio não só ás pessoas que procuram reduzir peso, mas também nas situações anteriormente descritas.
Curiosamente, estes investigadores verificaram associações mais fortes quando a fonte de fibra era proveniente dos grãos de cereais e não de outras fontes. Ora, sendo os alimentos mais ricos em fibra a fruta, os legumes e os cereais integrais, este estudo alerta para a importância dos cereais integrais. A exclusão de "farináceos", ou seja dos alimentos ricos em hidratos de carbono complexos (ex.: pão, arroz) não pode ser considerado uma prática de uma alimentação saudável
Algumas sugestões para a sua inclusão, para além do pão integral ou outras variedades de pão menos refinados, passam pela massa integral, arroz integral, batata a murro, etc. As opções das bolachas e cereais integrais também são válidas, todavia há que analisar se a ingestão destes alimentos é a adequada para não ocorrer um excesso de ingestão de lípidos e açúcares.
Contribua para uma vida saudável, ingerindo fibra.
Nota: imagem retirada daqui e fonte daqui.

0 comentários: