O impacto da alimentação na prevenção de um cancro

Sabia que as mulheres japonesas têm muito menos cancro de mama que as mulheres americanas? Todavia quando as japonesas emigram para os Estados Unidos, a partir da 2ª geração, o risco de desenvolver cancro de mama torna-se igual ao das americanas.
Estas circunstâncias comprovam a importância do comportamento alimentar, pois a herança genética não se alterou e em termos de poluição, os dois países não são tão diferentes quanto isso um do outro. Observa-se nestas circunstâncias que as mulheres japonesas diminuíram o consumo de peixe, de arroz, de fruta e de legumes, enquanto aumentaram o consumo de carne, alimentos processados e de todas as formas de gordura e doces na sua alimentação.
Os nossos comportamentos alimentares são responsáveis por um bom número de cancros que desenvolvemos.
Coloca-se assim a questão de como reduzir o risco de cancro com auxílio da alimentação?
Apesar de hoje em dia existirem opiniões que acreditam que a supressão total de um alimentos ou o aumento do consumo de outro no nosso padrão alimentar, podem evitar certos tipos de cancro, tenho uma opinião oposta. Nem todos digerimos os alimentos da mesma forma e se fosse assim tão simples, não morriam tantas pessoas vítimas desta doença. Para se analisar se o padrão alimentar é adequado para determinada pessoa, há que analisar a origem dos alimentos que consome, como são preparados e cozinhados, qual a quantidade que ingere do mesmo alimento e com o que acompanha o mesmo, bem como a sua idade, as suas necessidades, o seu sexo e o seu metabolismo. Como o alimento é ingerido, absorvido, metabolizado, distribuído pelo organismo e excretado também deve ser tido em conta. Só assim poderemos optimizar o impacto que a alimentação tem nesta doença.
Sabendo que cerca de 1/3 dos cancros estão de forma directa ou indirecta relacionados com a nossa alimentação, existem várias mudanças simples que podem ser feitas, mas que possuam um grande impacto. Comece a fazer pequenas mudanças no seu estilo de vida. Quanto mais cedo melhor.
Nota: imagem retirada daqui.

0 comentários: