Grande consumo de alimentos proteicos por atletas

Existem vários estudos a mostrar que o excesso proteico na alimentação pode prejudicar o desempenho do atleta, assim como a sua saúde, em vez de trazer os benefícios pretendidos, quer a curto, quer a longo prazo. O estudo "Rendimento desportivo: glicogénio muscular e consumo proteico", da revista Medicina de L'Ésport é mais um trabalho de investigação a suportar as mesmas ilações.
O consumo de proteínas entre os desportistas não deveria representar mais de 15 a 20% do valor calórico total. Quando ultrapassado este valor a proteína perde o seu efeito anabólico, potenciando complicações em termos de saúde. Desta forma, mesmo que haja o objectivo de aumento da massa muscular, torna-se necessário aumentar o aporte calórico de forma equilibrada e não apenas aumentar o valor de proteínas na alimentação.
Como tal, torna-se fundamental uma correcta combinação de hidratos de carbono e proteínas, não só para facilitar a recuperação, mas também para um melhor rendimento do atleta, tanto em exercícios de força como de resistência.
Nota: imagem retirada daqui.

0 comentários: