Conselhos de Higiene e Segurança alimentar


Para a maioria dos consumidores, os problemas de segurança alimentar apenas se colocam quando são atingidos por uma intoxicação alimentar ou toxi-infecção alimentar. Estas ocorrem com maior frequência no verão, sobretudo devido a práticas inadequadas de manipulação de alimentos e utilização incorrecta do frio.
As boas práticas de todos os que manipulam e preparam alimentos devem basear-se em quatro pontos essenciais:
Limpar – lavar as mãos e superfícies da cozinha frequentemente.
Separar – evitar a contaminação cruzada.
Cozinhar – cozinhar os alimentos a temperaturas adequadas.
Refrigerar – refrigerar rapidamente os alimentos.

Cada pessoa pode contribuir para a sua própria segurança e higiene alimentar se adoptar algumas orientações:
- Respeitar as datas de utilização e conselhos de conservação dos géneros alimentares. Utilizar produtos após a sua data limite de consumo é desaconselhado.
- Verificar que a temperatura máxima do frigorífico é de 4ºC. Este electrodoméstico deve ser limpo de forma profunda, todos os meses.
- As sobras devem ser colocadas no frigorífico após terem arrefecido, até 2 horas à temperatura ambiente. Recomenda-se a utilização de um recipiente adequado e consumir logo que possível.
- Lavar bem as mãos antes de manipular alimentos.
- Não manipular simultaneamente com os mesmos utensílios, alimentos crus e cozinhados, de forma a evitar uma contaminação cruzada.
- Iniciar as compras pelos produtos não perecíveis, deixando para o fim os alimentos frescos e ultra-congelados. Estes últimos devem ser colocados em saco isotérmico isolado. O estado das embalagens deve estar íntegro, sem sinal de se encontrar deteriorado.
Comer sem riscos é um direito assegurado aos consumidores, pelo que independentemente de trabalhar na área da restauração, todo o manipulador de alimentos (mesmo a nível familiar) tem um contributo importante na garantia da qualidade do produto final.
Nota: imagem retirada daqui.

0 comentários: