Romã

A romã é uma fruta que nos é presenteada com a vinda do outono. Pelo seu formato redondo, terminação em forma de coroa e inúmeras sementes vermelhas, a romã era símbolo de vida, regeneração e casamento na mitologia grega.
Entre as diversas frutas existentes, a romã é uma das principais fontes de antioxidantes. Um copo de sumo de romã, contém quase o triplo de antioxidantes que a mesma quantidade de vinho tinto, chá verde ou sumo de laranja natural. A romã é uma fruta de baixo valor calórico e elevada quantidade de fibra. A sua riqueza em polifenóis impede a oxidação do colesterol LDL (considerado o mau colesterol), responsável pela formação de placas ateroscleróticas, bem como contraria os danos celulares causados pelos radicais livres. Dessa forma, também ajuda a proteger a pele dos danos causados pelo sol.
Tanto por estas  razões como pelo seu sabor e frescura, a romã é um dos frutos mais apetecíveis durante o outono e inverno.

Uso culinário
Enquanto que fruta, sob a forma de sumo, em sobremesas, molhos, infusões, etc.

Conservação
Temperatura óptima para o transporte e conservação: 8 a 14ºC.

Informação Nutricional/100g
Valor energético: 50 kcal
Água: 83,3 gHidratos de carbono: 12,0 g
Fibra alimentar: 3,4 g
Vitamina C: 13 mg
Potássio: 240 mg
Fósforo: 14 mg
Nota: imagem retirada daqui e informação nutricional retirada da Tabela de Composição de Alimentos do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge

0 comentários: