Dieta alcalina

Em condições ideais, o nosso organismo procura manter constante o valor de pH sanguíneo, à volta dos 7,4. Quando as fontes de acidez no nosso organismo são mais elevadas e constantes do que o desejável, o organismo é impedido de manter o pH num valor saudável. Se a quantidade de ácido produzido no organismo é muito elevada, o organismo tenta compensar, no sentido de voltar ao seu equilíbrio. Uma das formas mais eficientes de procurar o equilíbrio é a de remover cálcio das nossas reservas de tecido ósseo, já que este mineral consegue alcalinizar o sangue.
Vários são os factores que aumentam a produção de ácido pelas nossas células, nomeadamente o envelhecimento, o stress, o tabagismo, a poluição ambiental
e algumas doenças agudas e crónicas. Os nossos hábitos alimentares também tem um contributo enorme. Desde a desidratação, a ingestão de grande quantidade de alimentos acidificantes, tais como o café, o açúcar, a carne, ocorre um agravamento da acidificação do organismo. Quando o organismo está muito ácido, pode ter digestões difíceis, falta de energia, dores articulares, dificuldade em perder peso, baixa capacidade mental, maior dificuldade em adaptar-se ao stress, etc.
A avaliação do pH é uma análise simples, rápida, indolor e eficaz, onde com uma pequena colheita de saliva, com no mínimo 2 horas de jejum consegue avaliar o pH do organismo. Ao fazer esta análise, baseada em evidência científica, consegue-se determinar melhor se o corpo está ácido ou alcalino, permitindo ao nutricionista aferir melhor o plano alimentar indicado para si e controlar melhor a sua saúde. Tudo em prol de promover o equilíbrio ácido-base do organismo, através dos alimentos que ingerimos. O pH avaliado não está relacionado com o facto de um alimento ser ácido ou alcalino quando o ingerimos, mas sim do seu comportamento dentro do organismo. Assim sendo, avalia-se o potencial ácido (PRAL).
A alimentação é uma das formas disponíveis de corrigir o valor de pH, para os valores ideias. Como tal, torna-se necessário elaborar um plano alimentar personalizado que tenha em consideração esta avaliação, bem como outros factores nutricionais, de forma a ir de encontro às necessidades de cada pessoa.

Experimente fazer a sua avaliação de pH. É fácil, rápido e indolor e uma boa contribuição para a obtenção de uma melhor qualidade de vida.

0 comentários: