A beleza e o perigo dos corantes alimentares

Os corantes alimentares naturais ou sintéticos são muito utilizados na produção alimentar, em particular na pastelaria e géneros alimentares destinados a crianças.
Desde gomas, bolos, pastilhas elásticas, refrigerantes, batatas fritas e recheios de bolachas, a utilização dos corantes alimentares é vasta.
Os corantes alimentares podem ter uma origem natural (extraídos de substâncias vegetais, animais ou minerais) ou podem ser de síntese. A origem natural é a opção mais segura, apesar de existirem aditivos de origem natural que não são muito seguros e é muitas vezes a opção mais dispendiosa. Já os corantes sintéticos colocam mais problemas em termos toxicológicos e, consequentemente, de saúde. Atendendo à baixa segurança que os corantes sintéticos oferecem, o seu uso deve ser evitado. Entre os possíveis efeitos secundários, os mais comuns são o seu potencial alergénico, efeito cancerígeno e eventuais alterações de comportamento. Entre os corantes sintéticos que podem oferecer perigos escondidos, deixamos como exemplo o E124 (ponceau 4R ou vermelho-de-cochonilha A) que pode desencadear reacções alérgicas e tem sido suspeito de conter substâncias potencialmente cancerígenas, bem como potenciar efeitos negativos na atenção das crianças. Mas a lista é infindável. Vários corantes já têm efeitos secundários associados documentados, tais como E102 (tartarazina), E110 (amarelo-Sol FCF ou amarelo alaranjado S), E122 (azorubina ou carmosina), E151 (negro brilhante BN ou negro PN).
Com base nos conhecimentos da actualidade, a maioria dos corantes alimentares podem desencadear efeitos adversos para a saúde dos indivíduos. Aconselha-se, sempre que possível, a optar por extractos de fruta ou de vegetais, como forma de decorar os produtos de pastelaria confeccionados em casa, assim como evitar uma ingestão regular de todos os géneros alimentares que tenham na sua composição diversos corantes alimentares. As pessoas alérgicas ou sensíveis devem procurar analisar os rótulos de alimentos aquando a sua compra, para uma melhor escolha, bem como os pais devem ter um cuidado especial com a compra de produtos com diversos corantes para os seus filhos. As crianças, devido ao seu baixo peso são mais susceptíveis de ultrapassar as doses diárias recomendadas de aditivos, podendo ter efeitos mais deletérios.
Se tem dúvidas quanto ao efeito de alguns corantes ou outros aditivos presentes nos géneros alimentares que consome, recomendamos que leia o seguinte artigo e analise no simulador qual o efeito dos aditivos na sua saúde. Esteja atento aos rótulos dos alimentos em particular dos produtos consumidos com maior regularidade e quantidade. Opte também por seguir uma alimentação o mais natural possível.
Nota: imagem retirada daqui.

0 comentários: