Desabituação Tabágica: é possível com sucesso

De acordo com as estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), morrem anualmente cerca de 5 milhões de pessoas em todo o mundo, em consequência do consumo do tabaco. Em Portugal, no ano de 2000, segundo um trabalho publicado por Peto, Lopez e colaboradores, o consumo de tabaco foi responsável por cerca de 8100 mortes, advenientes principalmente por cancro de pulmão e doenças do aparelho circulatório.
Os benefícios para a saúde advenientes da cessação tabágica iniciam-se logo de imediato, após o consumo do último cigarro e continuam a manifestar-se ao longo dos anos. Entre os diversos benefícios para a saúde, obtidos com a finalização do consumo de tabaco encontram-se:
- redução do ritmo cardíaco passados 20 minutos após a finalização do consumo de tabaco;
- 12 horas depois o nível de monóxido de carbono no sangue regressa a valores normais;
- 2 semanas a 3 meses depois, o risco de ocorrência de enfarte de miocárdio desce e a função pulmonar aumenta;
- 1 a 9 meses depois, a ocorrência de tosse e dispneia (dificuldade em respirar) diminuem;
- 1 ano depois, o risco de doença coronária é metade de um fumador;
- 5 anos depois, o risco de acidente vascular cerebral iguala o de um não fumador;
- 10 anos depois, o risco de cancro do pulmão é cerca de metade do de um fumador. O risco de cancro de boca, faringe, esófago, bexiga, rim e pâncreas também diminuem;
- 15 anos depois, o risco de doença cardíaca coronária é igual ao de um não fumador.
Parar de fumar é benéfico em qualquer idade, mas os benefícios são tanto maiores, quanto mais cedo parar de fumar.
No entanto, o processo não é fácil. A síndrome de abstinência da nicotina é caracterizada por vários sintomas, entre eles a irritabilidade, depressão, inquietação, ansiedade, dores de cabeça, mal-estar físico, alterações do padrão de sono, etc. Durante esta etapa, é frequente existir dificuldade de concentração e aumento do apetite, assim é como é frequente sentir-se uma necessidade urgente de pegar num cigarro. Na maioria das pessoas, os sintomas da síndrome de abstinência têm início ao fim de poucas horas de resolverem deixar de fumar (2 a 12 horas) e alcançam um pico (24 a 48 horas) depois de se deixar de fumar. A maioria dos sintomas prevalece cerca de 4 semanas, contudo a sensação de fome e a necessidade de nicotina podem durar 6 ou mais meses.
A terapêutica Ortomolecular permite, de uma forma saudável e natural auxiliar na redução dos sintomas de abstinência da nicotina, evitando possíveis recaídas. Neste tipo de consulta, procura-se auxiliar na cessação tabágica com recurso a aconselhamento personalizado, utilização da fitoterapia, combinação de alimentos, bem como de nutrientes específicos e homeopatia. Contudo, não se esqueça que a motivação para parar de fumar é um aspecto crucial para o sucesso obtido no processo de cessação tabágica.
Por isso, “Ano Novo, Vida nova”. Tome a decisão de melhorar a sua saúde e opte por deixar de fumar já a partir do dia 1 de Janeiro de 2015. E se sentir dificuldade nesse processo, opte por uma das nossas consultas de cessação tabágica. Por isso, vamos passar à acção e viver uma vida mais saudável?
Nota: imagem retirada daqui.

0 comentários: