Colesterol na gravidez

É comum os valores de colesterol aumentarem durante a gravidez. Todavia, esse aumento não deve ser superior a 20% relativamente aos níveis anteriores à gravidez.
Existem vários estudos que sugerem que o colesterol elevado durante a gravidez, está relacionado com uma tendência de existirem várias placas de gordura nas artérias das crianças. Outros estudos indicam que existe uma maior probabilidade da grávida vir a ter eclampsia.
Caso habitualmente já tenha valores de colesterol elevados deve falar com o seu médico assistente e nutricionista antes de engravidar, de forma a reduzir estes valores antecipadamente.
Nas mulheres com valores de colesterol normais antes da gravidez, os seus valores de colesterol por regra voltam ao normal algumas semanas após o parto ou no fim do aleitamento.
Nota: imagem retirada daqui.

2 comentários:

. disse...

Se colesterol, uma substância essencial à vida e precursora de hormonas vitais, fica elevado durante gravidez, é porque então existem razões fisiológicas poderosas para que assim seja. Por exemplo, gerar uma nova vida e um novo cérebro. Por muito que isso custe a certas indústrias, não está provado que colesterol seja um factor causal de doença cardiovascular.

Unknown disse...

Obrigada pelo seu comentário.
De facto, é verdade. Há que analisar cada caso e ver a melhor solução para cada caso. Todavia, na maioria das situações não há inconveniente, pois após a gestação os valores normalizam.
Joana Pinheiro
Nutrisuperhealth