Um Natal sem aumento de peso


As épocas festivas do Natal e fim de ano são celebrações que apesar de desejadas, resultam em preocupação quanto aos possíveis quilos adicionais.
Este ano deixo sugestões para que consiga passar estas épocas festivas sem aumentar de peso e sempre com vista à promoção de um estilo de vida saudável.

Procure comer de 3 em 3 horas. Caso abdique dos lanches para compensar almoços ou jantares mais “avantajados”, provavelmente irá comer demais por estar com fome e fazer uma refeição bastante calórica. Ao introduzir os lanches, conseguirá controlar o apetite chegadas as refeições principais e por conseguinte, não exceder-se.

Procure não petiscar ao longo do dia. Passar o dia a petiscar só irá contribuir para o ganho de peso. Irá comer em maiores quantidades, sem se aperceber. Planei as suas refeições de forma a conseguir cumpri-las.

Mastigue devagar. A ingestão de alimentos deve ser feita de forma lenta, para que consiga obter uma maior saciedade, para além de conseguir degustar melhor os alimentos. Pode optar por cortar os alimentos em pequenas porções, de forma a conseguir demorar mais tempo.

Faça uma correcta ingestão de água. Ao beber bebidas quentes como o chá, as infusões e a cevada, para além de ser mais um contributo para a sua correcta ingestão de água, poderá criar-lhe saciedade. Não se esqueça, que a ingestão de bebidas alcoólicas também contribui para o aumento de peso.

Inicie a refeição principal com uma sopa de legumes. Além de lhe acalmar o apetite, estará a ingerir um alimento rico em água, fibras, vitaminas e sais minerais.

Use pratos pequenos para servir-se das sobremesas doces. Escolha as sobremesas doces que mais gosta para colocar num prato pequeno e procure não repetir. Também poderá começar a sobremesa pela fruta fresca, da época ou mesmo frutas exóticas e de seguida comer uma pequena porção de sobremesas doces. As frutas cristalizadas são bastante calóricas, pelo que não as poderá contabilizar como fruta fresca.

Pratique exercício físico regular. A prática de exercício físico ajudará a queimar calorias e a diminuir o reflexo de alguns “desvios” nos dias festivos. Bastam 30 minutos diários para começar a sentir benefícios.

Não se esqueça que os dias comemorativos são para proporcionar prazer. Pequenas “transgressões “ em dias festivos são permitidas e não interferirão no seu controlo de peso e estilo de vida saudável. Boas festas.
Nota: Imagem retirada daqui.

1 comentários: