Experimente substituir o sal pelo limão

Sabendo que a Organização Mundial de Saúde recomenda uma ingestão diária de 5 g de sal por dia (o equivalente a 1 colher de chá), há que procurar todas as medida para reduzir o seu consumo, já que o português consome em média 12 g de sal por dia.
Uma das alternativas passa por substituir o sal pelo limão. É óptimo para temperar, os alimentos ganham sabor e a saúde agradece.
A redução do consumo de sal ajuda a diminuir significativamente a pressão arterial e este facto contribui para diminuir as doenças cardiovasculares, tais como os enfartes do miocárdio e os AVC.
Nota: imagem retirada daqui.

2 comentários:

Pedro disse...

Concordo com muito do que foi dito, mas substituir o sal pelo limão? Ainda vai ser um pouco difícil para mim. E eu já uso limão para temperar a carne.

Unknown disse...

De facto é uma mudança de hábitos e como tal implica habituação.
Caso não tenha problemas cardiovasculares ou hipertensão arterial poderá reduzir a quantidade de sal e utilizar uma maior quantidade de limão. Mediante o alimento em questão poderá usar a raspa, bem como o sumo do limão. Outra alternativa passa pelo recurso às ervas aromáticas e especiarias.
Caso tenha problemas cardiovasculares deve ter o máximo de cuidado possível. Comece por reduzir lentamente. Com calma vai-se habituando e os benefícios para a saúde serão muito interessantes.
Joana Pinheiro
Nutrisuperhealth