Guia alimentar para escuteiros

No trabalho de investigação Escutismo e Hábitos Alimentares, realizado pela Faculdade de Ciência da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em 2003/2004 verificou-se uma elevada prevalência de excesso de peso e obesidade (20%), na amostra estudada. A ausência de publicações e informação adaptada à realidade escutista, e a importância da alimentação na promoção da saúde e na prevenção da obesidade, sobretudo na infância, apontou a necessidade em elaborar um guia alimentar. E assim, surgiu a ideia do projecto Guia Alimentar para Escuteiros.
O objectivo deste projecto foi a elaboração de um guia alimentar, que promovesse a aquisição de conhecimento, capaz de incentivar a prática de bons hábitos alimentares, no dia-a-dia e nas actividades, e, consequentemente, reforçar o Estilo de Vida Saudável do Escutismo.

O nosso muito obrigado a todos que colaboraram para que a publicação deste guia fosse possível.

Não poderia deixar de colocar um pequeno prefácio, redigido pela Chefe Nacional Adjunta do CNE, Maria Helena Guerra, a propósito deste guia.
"Um guia tem por função identificar conhecimentos que possam inspirar, orientar, aconselhar, mostrar caminho. Neste guia encontramos os ingredientes para uma vivência alimentar cheia de estilo, numa construção guiada por gente de paixão que procura fazer convergir teoria e acção. Porque é a prática do que nele é estimulado que pode fazer a diferença."

O "Guia Alimentar para escuteiros" já se encontra à venda nos Depósitos de Material e Fardamento (DMF) do Corpo Nacional de Escutas (CNE). Para mais informações, consulte aqui e aqui.

0 comentários: