Dia mundial do rim

Apesar do Dia Mundial do Rim ser celebrado dia 13 de Março, muitas comemorações são realizadas hoje. Ocorre uma campanha nacional de sensibilização intitulada "Proteja os seus rins, salve o seu coração", com o intuito de alertar os portugueses para a relação entre a doença renal e os problemas cardiovasculares.
Segundo os últimos dados a doença renal crónica afecta uma em cada dez pessoas em todo o mundo e em Portugal estima-se que cerca de 800 mil pessoas deverão sofrer desta doença. Sabe-se que as pessoas com doença renal crónica apresentam um risco bastante elevado de desenvolverem doenças cardíacas e de desenvolverem enfarte.
Nestes últimos anos tem havido um crescente aumento do número de doentes, mas esta evolução poderia ser travada, pois a doença renal crónica também está associada à obesidade, hipertensão arterial e diabetes. Sendo a progressão da doença muitas vezes silenciosa, quando é detectada muitas vezes já não existe possibilidade de recuperação. Toda a forma de prevenção e vigilância é fundamental! A prática de uma alimentação equilibrada, adaptada ás necessidades do indivíduo, em conjunto com um estilo de vida saudável e prática regular de exercício físico são factores essenciais para prevenir esta doença.
Para mais informações consulte aqui.
Nota: imagem retirada daqui.

0 comentários: