Dia mundial da tiróide

Assinalou-se ontem o Dia Mundial da Tiróide, onde diversas campanhas de sensibilização ocorreram, com o intuito de alertar e sensibilizar para as doenças da tiróide. Apesar de em Portugal existirem mais de 1 milhão de portugueses com este tipo de doenças, a realidade é que as doenças da tiróide ainda são desconhecidas para a maioria das pessoas.
Sabe-se que este tipo de doenças atinge maioritariamente as mulheres (8 vezes mais mulheres que homens), especialmente a partir dos 35 anos de idade. Segundo os dados do Plano Nacional de Saúde 2004-2010, esta patologia é frequente em Portugal. Demonstra-se ainda que "a ingestão de iodo na população é considerada baixa e por vezes deficitária, nomeadamente em determinados grupos como as mulheres grávidas."
O iodo é um sal mineral necessário para o crescimento e desenvolvimento, mas simultâneamente imprescindível para o adequado funcionamento da tiróide. Em níveis adequados melhora o estado do cabelo, pele e dentes. Entre os alimentos ricos em iodo encontra-se o marisco, o sal iodado, o peixe e vegetais (dependendo do tipo de solo e fertilizantes utilizados).
Também nas doenças da tiróide a alimentação possui um papel importante.
Nota: imagem retirada daqui.

0 comentários: