Lentilhas

Deparo-me nas consultas de nutrição que várias são as pessoas que desconhecem o que são lentilhas, por isso hoje resolvi falar acerca delas.
As lentilhas são leguminosas, sementes de uma planta cujo nome botânico é Lens ensculenta, que crescem em vagens que contêm uma ou duas sementes. Existem diversos tipos de lentilhas, sendo as mais comuns as verdes ou castanhas, todavia existem ainda nas cores preto, amarelo, vermelho e laranja.
São bastante nutritivas a nível nutricional. e uma forma sumária pode dizer-se que ajudam a regular o trânsito intestinal pela sua riqueza em fibras não solúveis e favorecem a existência de uma flora intestinal saudável pela sua riqueza em fibras solúveis. As lentilhas são ainda ricas em vitaminas do complexo B, ferro e hidratos de carbono de absorção lenta.
As lentilhas podem ser utilizadas em diversos métodos de confecção. Podem ser adicionadas a sopas, guisados, estufados, ou na elaboração de pratos tais como: arroz de lentilhas, lasanha de lentilhas, etc.

Informação nutricional das lentilhas secas cruas/100g:
Valor energético: 303Kcal
Hidratos de carbono: 47,6 g
Amido: 43,3 g
Fibra: 11,88 g
Proteínas: 25,2 g
Ferro:6,8 mg
Carotenos: 60 mg
Folatos: 110 ug
Cálcio: 74 mg

Nota: imagem retirada daqui e informação nutricional obtida através da Tabela de Composição dos Alimentos do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

0 comentários: