Risco do aumento de peso entre gravidezes

Ultimamente tenho deparado nas consultas de nutrição com um aumento do número de senhoras que iniciam uma segunda gravidez com bastante mais peso do que quando iniciaram a primeira gravidez.
Já há muito é sabido que é prejudicial as mulheres aumentarem de peso entre gravidezes, quer para elas, quer para os seus futuros filhos.
Um estudo publicado este mês na revista Obstetrics & Gynecology vem evidenciar a relação entre um aumento do índice de massa corporal (IMC) entre gravidezes e o aumento do risco de vir a desenvolver diabetes gestacional durante a segunda gravidez. Este estudo é o resultado do acompanhamento de mais de 22 mil mulheres e possui um nível de evidência II.
Esta é mais uma das razões pelo qual se aconselha a manutenção de um peso saudável durante a vida adulta e no caso específico das mulheres, também entre gravidezes. Para além deste risco acrescido da mulher vir a sofrer de diabetes na gravidez, é um sinal de existência de resistência à insulina, que predispõem a mulher a uma desregulação hormonal, aumentando a dificuldade do controlo do seu peso à posteriori. Existe ainda uma maior possibilidade desta tornar-se diabética e interferir com a saúde do seu filho. Por estas razões aconselha-se aos casais que pretendem ter filhos que façam consultas de pré-concepção, mesmo quando já possuem um filho, de forma a evitar complicações de saúde adicionais para a mãe e possíveis complicações de saúde para o futuro filho.
Nota: imagem retirada daqui e fonte daqui.

0 comentários: