Elevados níveis de mercúrio em peixes de grandes dimensões

A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição deu a conhecer as novas recomendações referentes ao consumo de peixes de grandes dimensões pelas grávidas e crianças até 3 anos de idade. Se até agora era aconselhado que estes públicos alvo não ingerissem mais do que 100 gramas de espadarte ou cação, 1 vez por semana, ou mais de 2 porções de atum, agora as novas recomendações apontam para que as grávidas não comam peixes como o espadarte ou atum e as crianças até 3 anos não ultrapassem as 50 gramas por semana.
Em causa encontram-se os elevados níveis de mercúrio, presentes nos peixes de maiores dimensões, resultante da absorção nas guelras de mercúrio e metilmercúrio e respectiva acumulação nos tecidos gordos.
O mercúrio encontra-se naturalmente presente no ambiente, mas tem vindo a encontrar-se em valores elevados resultante da poluição industrial. Apesar de quase todos os peixes conterem metilmercúrio, os de maior dimensão, com vida mais longa e que sejam predadores, tais como o tubarão ou o espadarte, acumulam maiores quantidades, podendo conferir um risco para a saúde dos seus consumidores habituais, em particular nas grávidas e crianças até 3 anos de idade.
Sabendo que é no período pré-natal, em especial no segundo trimestre de gravidez, a fase em que existe maior risco de exposição ao metilmercúrio, com maiores danos, entre eles o atraso no crescimento e danos neurológicos permanentes, aconselha-se a evicção. Esta razão foi tomada dado a maioria das mulheres espanholas e crianças pequenas já se encontram próximas do limite aceitável deste tóxico.
Ficamos a aguardar para saber se surtirão também novas medidas em Portugal sobre este assunto, ou se no caso das mulheres portuguesas e crianças pequenas estas recomendações não se aplicam.
Nota: imagem retirada daqui e fonte daqui.

0 comentários: