Os benefícios da canela

Uma das especiarias mais antigas que se tem conhecimento, a canela é oriunda do Sri Lanka. Tal como a cássia, trata-se do córtex de uma árvore da família do loureiro.
A canela estimula o sistema gastrointestinal, circulatório e respiratório. É utilizada para combater vários problemas gastrointestinais, tais como a flatulência, mas também mostrando benefícios para tratar gripes, dores de cabeça, etc. Possui propriedades anti-inflamatórias, anti-bacterianas e anti-fúngicas.
Investigações recentes comprovaram que a utilização regular de canela ajuda a baixar as glicemias (açúcar no sangue), sendo recomendada em alguns casos de diabetes tipo 2.
Na alimentação combina bem com amêndoas, maçãs, alperces, beringelas, banana, chocolate, café, carneiro, pêras e arroz.
Sugere-se a utilização da canela em pau, caso se pretenda um sabor mais aromático, dado a canela moída perder mais facilmente o seu aroma.

Informação nutricional da canela moída/100g:
Valor enegético: 252 Kcal
Hidratos de carbono: 55,5 g
Fibra: 24,4 g
Caroteno: 155 mg
Vitamina C: 28 mg
Cálcio:1228 mg
Nota: imagem retirada daqui e informação nutricional obtida através da Tabela de Composição dos Alimentos do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

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