Leite materno em exclusivo reduz risco de infecção por Helicobacter pylori

O trabalho de investigação “Prevalência e determinantes da infecção por Helicobacter pylori no início da vida: resultados de uma coorte de nascimento portuguesa”, de Nuno Lunet, investigador da Faculdade de Medicina do Porto, veio demonstrar que as crianças alimentadas exclusivamente a leite materno, durante mais tempo, têm menor probabilidade de contrair a infecção pela bactéria Helicobacter pylori, que por sua vez pode causar cancro do estômago. Este estudo veio ainda concluir que a prevalência da Helicobacter  pylori é maior em crianças que frequentam desde muito cedo infantários, pois a transmissão é feita sobretudo por via fecal-oral.
Sendo o cancro de estômago, um problema de saúde pública actual no nosso país, o conhecimento dos factores, que são modificáveis, associados à ocorrência da infecção permitem elaborar medidas preventivas que contribuam para controlar a ocorrência da infecção nas crianças. A elaboração de medidas preventivas podem ser uma grande mais valia, uma vez que em Portugal, cerca de 70% da população adulta está infectada, sendo na maior parte dos casos a infecção adquirida na infância. Cerca de 90% das úlceras duodenais e 70% das úlceras gástricas estão relacionadas com a Helicobacter pylori.
Em síntese, eis mais uma razão que vem apoiar a importância da amamentação exclusiva a leite materno, até ao mais tarde possível.
Nota: imagem retirada daqui.

0 comentários: