O impacto de uma alimentação mediterrânica


Segundo um estudo publicado pelo American Journal of Clinical Nutrition, por investigadores da Universidade de Maastricht, a prática de uma alimentação mediterrânica prolonga a vida.
Foram seguidos 120 mil homens e mulheres, durante 10 anos, com o intuito de analisar o tipo de alimentação, se existia uma prática regular de exercício físico, a existência de hábitos tabágicos e realizar o controlo do peso.
Verificou-se que a inexistência de hábitos tabágicos reduziu substancialmente o risco de morrer jovem, em particular nas mulheres. No que se refere à alimentação, dado a alimentação mediterrânica ser caracterizada por uma alimentação rica em fruta, peixe, cereais integrais, azeite e oleaginosas e por conseguinte conferir efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios no organismo, permitiu baixar os níveis de colesterol e controlar as glicemias.
Esta investigação científica é mais uma base sólida que vem incentivar a prática de uma alimentação mediterrânica, associada a estilos de vida saudáveis, de forma a manter um peso saudável ao longo do tempo, bem como conferir uma protecção adicional relativa à morte prematura.
Nota: imagem retirada daqui e fonte daqui.

0 comentários: