O que come após o exercício?

O que come após a prática de exercício físico tem alguma influência sobre os benefícios do treino para a sua saúde?
De acordo com um estudo feito na University of Michigan, nos EUA, publicado no Journal of Applied Physiology, existe relação.
Após uma ida ao ginásio, as pessoas ou ficam sem apetite, ou ficam a pensar mentalmente que o exercício físico realizado permite a ingestão de algo substancialmente calórico, como um doce ou uma lasanha e muitas passam mesmo à acção.
Coloca-se a questão se será uma compensação saudável após o exercício físico optar por alimentos calóricos, como uma pizza e uma mousse de chocolate?
O estudo cima citado mostra que uma refeição composta por alimentos com baixo teor de hidratos de carbono após a prática de exercício aeróbio melhora a sensibilidade à insulina, o que não é o caso do exemplo anteriormente citado.
Uma maior sensibilidade à insulina permite que o corpo tenha uma maior capacidade de processar e armazenar a glicose, para que possa ser usada mais tarde como fonte de energia. Quando a sensibilidade à insulina está prejudicada, ou seja, há uma resistência à insulina, é comum o aumento do risco de várias patologias, tais como a diabetes e as doenças cardiovasculares.  Assim, reforça-se a ideia que a prática de exercício físico regular é fundamental, mas também é importante ter-se em conta o que se ingere após o exercício.
Nota: imagem retirada daqui.

0 comentários: