Em tempos de crise, o que comer?

Todos os dias somos bombardeados com notícias de diversas marcas de alimentos de cereais de pequeno-almoço, papas, entre outros, a alegar o seu baixo preço, especialmente indicados para tempos de crise. Nos últimos tempos, tenho vindo a deparar-me que, com a crise, diversos pais e cuidadores de idosos estão a escolher opções menos saudáveis. Apesar de estas opções também alimentarem, o seu conteúdo é recheado de uma infindável quantidade de aditivos, açúcar, gorduras hidrogenadas, entre outros ingredientes.
Para o leitor ter uma alimentação nutricionalmente equilibrada, tem de ter em atenção que deve variar os alimentos que come e respeitar as proporções da roda dos alimentos. Existem alimentos mais ajustados para as refeições intercalares, ou seja, os lanches e existem outros alimentos mais indicados para as refeições principais. Apesar de ser economicamente tentador substituir uma refeição principal por papas, cereais de pequeno-almoço, barras de cereais, entre outros produtos, estes não são de todo indicados para os almoços e jantares. Se pretende optar por uma opção económica, opte por uma sopa de legumes. Com esta refeição consegue obter vitaminas, sais minerais, fibras alimentares e poucos lípidos. Pode ser ligeiramente mais cara que uma refeição de cereais, mas o impacto, quer a curto, quer a longo prazo, tornará esta refeição bastante mais económica, uma vez que não se reflectirá em encargos adicionais de saúde. Na verdade, consegue fazer refeições saudáveis e bastante acessíveis, garantindo um bom aporte de nutrientes, de forma a reforçar o seu sistema imunitário. Basta pesquisar, ter ideias e experimentar.
Parece-me fundamental que os nutricionistas continuem a fomentar que uma alimentação saudável pode ser acessível, saborosa, prática e até rápida. Recomendo a consulta de várias receitas económicas para almoços e jantares que se enquadram nesse perfil, assim como para os lanches.
Nota: imagem retirada daqui.

0 comentários: