Lancheiras saudáveis

Cada vez mais torna-se um hábito entre os Portugueses o uso de lancheiras. São opções práticas, que podem ser económicas e permitem opções variadas e saudáveis.
Optar por levar o almoço ou o lanche de casa permite uma melhor gestão do tempo, uma maior flexibilidade de horários para fazer as refeições, mas também fomenta a criação de laços sociais e em casos de pessoas com necessidades alimentares especiais são um verdadeiro aliado.
Pode e deve adaptar a sua lancheira às condições que o seu local de trabalho dispõe para fazer as refeições. O ideal será ter onde aquecer e refrigerar os alimentos, não obstante, se não tiver, não desanime. Hoje em dia existem lancheiras com compartimentos para auxiliar no processo de refrigeração e termos para manter os alimentos quentes.
Independentemente da opção que possa tomar, torna-se importante uma adequada lavagem dos recipientes e utensílios, de forma a evitar o desenvolvimento de maus odores e microrganismos. Deve ainda separar os alimentos quentes dos alimentos frios, bem como de guardar molhos para salada separados, para adicionar apenas na altura de consumir.
Sugestões para lances e almoços existem muitas, nomeadamente:

Para almoço:
100g de massa farfalle com 1 lata de atum escorrido, com 20g de espinafres cozidos, polvilhado com queijo ralado e orégãos
Sobremesa: 1 dióspiro

Ou
½ chávena almoçadeira de batata doce cozida com ½ chávena de brócolos cozidos e 2 ovos cozidos
Sobremesa: 1 maçã assada com canela em pó

Para lanche:
1 iogurte sólido de aromas com 3 bolachas Maria

Ou
1 pão de cereais com manteiga de amendoim e 1 infusão de lúcia-lima
Nota: imagem retirada daqui.

0 comentários: