Quer saber mais sobre cogumelos?

Os cogumelos constituem um alimento com um reduzido valor calórico, uma boa fonte de potássio, fósforo e vitamina B12. São popularmente conhecidos como a “carne dos pobres”.

Embora sejam muitas vezes confundidos e preparados como legumes, os cogumelos são na realidade fungos, um tipo especial de organismo vivo que não tem raízes, folhas, flores ou sementes.

Todos os anos a comunicação social informa sobre mortes relacionadas com a ingestão de cogumelos e este ano não é excepção. A associação micológica Eco Fungos alerta que “o consumo de cogumelos silvestres pode provocar a morte, ou consequências futuras de insuficiência renal ou hepática. Pode provocar gastroentrites graves e desidratações igualmente graves”. É razão para se dizer que na natureza existem espécies altamente venenosas e mortais. A aparência visual dos cogumelos venenosos pode ser traiçoeira, uma vez que podem ter cores comuns a outros fungos comestíveis. Se não tem conhecimentos de mitologia não deve arriscar em provar o desconhecido. Mitos como o dos cogumelos ter um anel à volta ou se tiver um caracol em cima do cogumelo significa que são comestíveis são puramente mitos, que podem ter consequências graves e mortais.

Existem muitas possibilidades para ingerir cogumelos seguros. Pode ver uma lista de cogumelos comestíveis aqui ou até tirar um curso e aprender a identificar os mesmos. Ainda tem a possibilidade de adquirir cogumelos frescos, enlatados ou secos nos hipermercados. Hoje em dia existe uma grande diversidade à escolha, que lhe permite variar no consumo de cogumelos, se for apreciador. Pode ainda optar por fazer o cultivo de cogumelos em casa, adquirindo um saco de cultivo próprio. Recorde-se ainda que se nascerem cogumelos na sua propriedade, que não plantou, não quer dizer que sejam comestíveis.
Mais vale ter a certeza de que tipo de cogumelos pretende consumir do que arriscar.
Nota: imagem retirada daqui.

0 comentários: