Ser vegetariano emagrece?

O vegetarianismo tem como base uma filosofia de vida. No entanto, muitas são as pessoas que iniciam uma dieta vegetariana para perder peso. Ainda que os vegetarianos incluam essencialmente ou exclusivamente alimentos de origem vegetal, é possível ocorrer excesso de peso com esta dieta.

Quando existe uma ingestão alimentar acima das nossas necessidades diárias e gastos energéticos diários, o organismo tende a transformar esse excedente sob a forma de gordura.
Se na alimentação vegetariana houver um consumo excessivo de alimentos ricos em hidratos de carbono e lípidos, bem como a escolha de opções alimentares menos adequadas (ex.: folhado de legumes; batatas fritas; sobremesas doces), o ganho ponderal irá acontecer na mesma.
Se pretender perder peso, é recomendado que siga um padrão alimentar que potencie uma óptima saúde, seja exequível e ao mesmo tempo seja fonte de prazer, nas quantidades, combinações e horários adequados. Não se esqueça: emagrecer não depende da sua filosofia de vida, mas sim da qualidade e quantidade do que come.

Nota: imagem retirada daqui.

0 comentários: