Aumento de apetite na gravidez

O aumento de apetite na grávida deve ser com peso e medida. Enquanto grávida uma mulher deve comer por dois, mas dois com necessidades diferentes. O aumento de peso durante a gestação deve ser controlado e nem todas as grávidas devem ter o mesmo aumento de peso ao longo gestação. Uma mulher com baixo peso, segundo a classificação do Índice de Massa Corporal (IMC ≤ 18,5 kg/m2), quando engravida deverá ter um aumento de peso total superior a uma mulher que tenha excesso de peso (entre 25,0 a 29,9 kg/m2).
Uma das razões para as grávidas sentirem fome é porque a leptina, hormona que controla o apetite, está menos activa durante a gravidez. Existem receptores no cérebro que inibem os químicos que suprimem o apetite, com o intuito de haver garantias que a mulher come o suficiente para o bebé não sofrer de carências nutricionais. Contudo, este aumento de apetite deve ser trabalhado, uma vez que se ganhar a maior parte do peso logo no início da gestação, acabará por descontrolar o ambiente metabólico do bebé. Haverá um maior risco de parto prematuro, uma maior dificuldade da mãe em voltar ao peso inicial após o parto, uma maior probabilidade da mulher sofrer de diabetes gestacional, entre outros.
Se a grávida optar por se alimentar de forma saudável, não terá a mesma dificuldade em controlar o apetite e não haverá tantas carências nutricionais do que se optar por alimentos pouco saudáveis. Recomenda-se que esta se alimente bem e desfrute das coisas boas da gravidez.
Nota: imagem retirada daqui.

0 comentários: