Mirtilos

Os mirtilos, também conhecidos por arandos ou uvas–do-monte (Vaccinium corymbosum), são bagas de cor azul-coroso, pertencentes à família Ericaceae, cujos membros também incluem as amoras. São nativos da América do Norte e das regiões montanhosas dos Estados Unidos e Canadá. Na Europa, o seu cultivo é raro. Em Portugal, são as zonas do vale do Rio Vouga e Alentejo que melhores condições reúnem para a sua produção. Apesar da sua pequena dimensão, os mirtilos compensam em sabor e em benefícios para a saúde. Este fruto é considerado um alimento de elevado poder antioxidante, com antocianidinas, vitamina A, C, E e ainda vitaminas do complexo B, sais minerais como magnésio, potássio, ferro, manganês, entre outros. Contêm ainda taninos, ácido málico, tartárico e elágico. São conferidos aos mirtilos propriedades anti-sépticas, anti-diarreicas e anti-hemorrágicas e contribuem ainda para tratar de constipações, atonia intestinal e problemas circulatórios. Estudos laboratoriais têm vindo a concluir que os mirtilos ajudam a melhorar a memória e coordenação motora, afectada por doenças de carácter degenerativo. Como vê, os benefícios providenciados pelos mirtilos são imensos. Contudo, tal como qualquer alimento, este não é um superalimento, do qual nos devemos alimentar exclusivamente. Devem sim, fazer parte de uma dieta equilibrada. Entre as qualquer alimento, este não é um superalimento do qual nos devemos alimentar exclusivamente. Entre as contra-indicações, devido ao alto teor de taninos, os mirtilos não devem ser consumidos durante mais de 3 meses, nem folhas, nem frutos, podendo causar irritação do estômago e intestinos, sobretudo se existirem problemas de gastrites ou úlceras. Pela quantidade mensurável de oxalatos, um anti-nutriente, podem ainda interferir com a absorção de cálcio proveniente da dieta.

Uso culinário
O mirtilo é um fruto muito versátil, dado combinar bem com carnes de caça, saladas, tartes, bolos, pudins, biscoitos, gelados, licores, batidos, rebuçados, compotas e infusões.

Conservação
No verão os mirtilos podem ser consumidos frescos. Opte pelos que estão firmes ao toque, sem humidade aparente, com a pele seca e com um brilho prateado. Os frutos que se encontram demasiado moles, enrugados ou com sinais de mofo, cor opaca ou aguados já não se encontram nas melhores condições de conservação. Os mirtilos frescos podem ser guardados no frigorífico e utilizados até 7 dias, após aquisição. Contudo recomenda-se lavá-los antes de consumir. Podem ainda encontrar-se durante todo o ano congelados e secos.

Informação nutricional/100g
Energia: 57 Kcal

Hidratos de carbono: 14,5 g

Fibra: 2,4 g

Lípidos: 0,3 g

Vitamina A: 54 UI

Luteína e zeaxantina: 80 ug

Vitamina C: 10 mg

Vitamina E: 0,6 mg

Vitamina K: 19 ug

Ferro: 0,3 mg

Magnésio: 6 mg

Potássio: 77 mg

Manganês: 0,3 mg

Para finalizar, deixo aqui uma ultima recomendação: como em qualquer outro alimento, coma com mirtilos, mas não abuse.
Fonte da informação nutricional: Departamento de Agricultura dos E.U.A.

0 comentários: