Sementes de abóbora

Pode nunca ter ouvido falar que se comem sementes de abóbora (também chamadas de pevides), mas certamente que já ouviu falar delas. Para além de serem bastante nutritivas, as pevides são muito boas de paladar, em particular quando torradas.

As sementes de abóbora são ricas em sais minerais, proteína e ácidos gordos mono e polinsaturados. A sua composição torna as sementes de abóbora um alimento interessante para auxiliar a redução do colesterol total, estimular o sistema imunitário e diminuir a probabilidade de aparecimento de alguns tipos de cancro. Pela sua composição em antioxidantes, fitoesteróis, linhanos e zinco, já foi identificado o seu interesse na prevenção do cancro da próstata, nos homens, uma vez que interferem na multiplicação das células da próstata. Curiosamente os mais idosos, entre eles a minha querida avó, mencionam que é um alimento muito interessante para ajudar a tratar lombrigas, ténias, entre outros parasitas intestinais. À luz da evidência científica também aqui se nota o seu interesse.
Quando abrir abóboras não se esqueça de reservar as sementes. Estas devem ser postas a secar durante 1 a 2 dias, de preferência ao sol. Só quando estiverem completamente secas é que estão prontas para serem comidas. Também pode optar por fazer este processo no forno. Para preservar os óleos das sementes de abóbora, certifique-se que as cozinha no forno, a uma temperatura branda (cerca de 75ºC) durante 15 a 20 minutos.

Uso culinário
Pode optar por comê-las sozinhas como snack, ou em combinação com uma peça de fruta por exemplo. Pode ainda adicionar as mesmas em receitas de pão, iogurtes ou saladas.
Experimente misturar com uma pitada de sal marinho e cominhos. Se ainda não as experimento quentes, faça-o, pois vai adorar!

Conservação
Guardar num local seco e fresco.

Informação nutricional/100g
Valor energético: 541 Kcal
Proteína: 25 g
Ácidos gordos moninsaturados: 14,3 g
Ácidos gordos polinsaturados: 20,9 g
Zinco: 7,5 mg
Ferro: 15 mg
Magnésio: 535 mg
Nota: imagem retirada daqui e informação nutricional obtida através da página Nutrition Data.

0 comentários: