A batalha do ganho de peso

Apesar da maioria das pessoas batalhar contra o ganho de peso, existem pessoas que travam uma batalha em sentido oposto, onde se esforçam a todo o custo para não perder peso.
Tal como já foi referido várias vezes, nós não somos todos iguais, nem respondemos da mesma forma aos estímulos vindos do meio externo. A dificuldade em ganhar peso resulta de vários aspectos: metabolismo acelerado, prática intensiva de exercício físico, genética, problemas de saúde, etc. Por norma, estas são pessoas que, por hábito, já comem muito, e portanto, ingerir mais comida torna-se impossível.
Muitas vezes pensa-se que as pessoas que têm dificuldade em aumentar peso são sortudas. Podem comer tudo quanto lhes apetece, inclusive alimentos com elevada densidade energética, ou seja, muito calóricos, sem sofrer as consequências daí advenientes. Desengane-se quem assim pensa. O facto de haver um metabolismo acelerado não é sinónimo que a pessoa não possa sofrer de doenças cardiovasculares, diabetes ou outras complicações de saúde advenientes dos seus hábitos alimentares. Pelo que também não deverá exagerar nos alimentos processados, ricos em calorias e pobres em valor nutricional. O objectivo principal é que esse aumento de peso seja também ele saudável. Não é de todo saudável que uma pessoa com peso normal, tenha a maior parte do seu peso resultante de tecido adiposo.
Para promover o ganho ponderal, torna-se fundamental fazer uma análise aos hábitos alimentares, ter conhecimento das complicações de saúde existentes, alimentos preteridos, estilo de vida, etc., de forma a personalizar o plano alimentar, para que as alterações dos hábitos alimentares instituídas possam surtir benefícios.
Ficam aqui algumas recomendações gerais:
- privilegiar o consumo de azeite, em porções generosas, nas refeições consumidas;
- consumir frutos gordos diariamente (ex.: nozes);
- fazer pelo menos 6 refeições por dia, não esquecendo da ceia, antes de dormir;
- promover uma correcta hidratação. Apesar de a água não contribuir para o ganho de peso, é fundamental para promover a homeostasia do organismo;
- consumir fruta (pode incluir o consumo do abacate, fruta rica em gordura) e legumes, inclusive os menos calóricos, uma vez que são óptimas fontes de vitaminas, sais minerais e fibras;
- praticar exercício físico, inclusive musculação, para o ganho de massa muscular.
O ganho de peso apesar de ser uma tarefa árdua é possível.
Nota: imagem retirada daqui.

0 comentários: