Como evitar ataques de fome

Frequentemente ouço em consulta pessoas a dizer que chegam a casa e têm “ataques de fome”. Na maioria dos casos o dia até corre bem e quando chegam a casa “assaltam o armário”. Para evitar ataques de fome, há que fazer uma alimentação adequada.
Ensinamos-lhe alguns truques caso isto lhe aconteça:
- Mastigue devagar e calmamente. O facto de mastigar devagar vai ajudar a que tenha mais saciedade e consequentemente petisque menos.
- Coma de 3 em 3 horas aproximadamente. Fazer pequenas refeições intercalares ajuda a que não se sinta na “hora do lobo”, na medida em que está a fornecer ao organismo frequentemente pequenas porções de energia.
- Hidrate-se convenientemente, pois pode simplesmente ter sede e achar que tem fome.
- Opte por alimentos saciantes. Alimentos de elevada densidade nutricional, ricos em fibra ajudam a que esteja mais tempo satisfeito.
- Ocupe o seu tempo. Não se esqueça que a comida não é ocupação dos tempos livres. Opte por fazer outras actividades que aprecie nesses momentos.
Muitas vezes bastam pequenas mudanças de comportamento para erradicar os ataques de fome. Experimente. Caso estas medidas não sejam suficientes, talvez seja pertinente consultar um nutricionista.
Nota: imagem retirada daqui.

0 comentários: