Aditivos nos alimentos

A maioria das pessoas, ao comprar um alimento, tem tendência a olhar para a embalagem, para a imagem presente na mesma e analisar o preço. Algumas pessoas analisam a informação nutricional e muito poucas analisam a lista de ingredientes do mesmo produto.
Para  além de nos indicar o que contém, a lista de ingredientes também nos orienta para a qualidade de produto. De forma sintetizada, os ingredientes são-nos apresentados por ordem decrescente, ou seja, do que se encontra presente em maior quantidade  para o que está em menor quantidade. Assim, se o açúcar ou gordura aparecerem nos primeiros três ingredientes, talvez esse género alimentar possa não ser tão interessante quanto aparenta. A extensão da lista de ingredientes também  pode servir para analisar a qualidade do mesmo, bem como a compreensão do que vem mencionado. Quanto mais extensa é a lista de ingredientes, por norma mais artificial é o produto Da mesma forma, se os ingredientes apresentarem muitos aditivos, o produto será à partida menos interessante.
Muitas vezes saber em que consiste determinado aditivo é complexo para o consumidor final. Para auxiliar essa mesma compreensão a Deco Proteste criou um simulador (pode encontrá-lo neste link) onde pode perceber quais são os aditivos que determinado alimento possui, qual a sua função, se é alergénico, ou prejudicial à saúde, ou seja, a segurança dos aditivos.
Experimente esta ferramenta e surpreenda-se. Reflicta sobre o que ingere e, se tem filhos, o que lhes está a dar.
Nota: imagem retirada daqui.

0 comentários: