Anti-envelhecimento, algo em parte alcançável

Quantas vezes ouviu pessoas mencionarem que gostariam de ter menos idade do que na realidade tem? Apesar de a pesquisa científica ainda não se encontrar tão avançada ao ponto de nos retirar idade e pôr-nos mais jovens, tem-se vindo a demonstrar que uma boa nutrição pode ajudar a atrasar um pouco o relógio biológico.
A solução passa por melhorar os seus telómeros. Os telómeros são estruturas constituídas por fileiras repetitivas de proteínas e DNA não codificante que formam as extremidades dos cromossomas. Sempre que uma célula se multiplica ou se divide, os telómeros perdem algum comprimento. A perda de tamanho e/ou qualidade dos telómeros e, consequentemente, a aceleração do nosso envelhecimento pode ocorrer pelos mais variados motivos, como por exemplo uma saúde debilitada, associada à idade.
Ainda que a genética tenha um papel importante no envelhecimento, não é o único factor responsável. Os factores que influenciam o modo como os nossos genes manifestam as suas funções, como a nutrição, podem ajudar a regular o comprimento dos telómeros. Por exemplo, uma mãe bem nutrida irá ajudar e propiciar uma óptima qualidade e comprimento dos telómeros no seu filho. A esta influência é dado o nome de epigenética.
Não podemos modificar a idade mas podemos agir sobre muitos dos factores que interferem com o comprimento e qualidade dos telómeros:
- Permaneça com um peso saudável. As pessoas obesas têm telómeros mais curtos, do que as que possuem um peso saudável. Quem pretende reduzir o teor de tecido adiposo também verifica um alongamento dos telómeros.
- Exercite o seu corpo. Os estudos científicos mostram que quem faz exercício físico regularmente tem telómeros mais alongados.
- Diminua o stress oxidativo e a inflamação silenciosa. A existência de níveis elevados de stress oxidativo está relacionada com as agressões por radicais livres de oxigénio às membranas celulares e organelos das células. Quanto maior o stress oxidativo, maior a inflamação silenciosa e consequentemente menor é o comprimento dos telómeros. Um bom aporte nutricional, bem como a remoção dos factores agressores (ex.: tabaco, sol, poluição, abuso de medicamentos, álcool) é uma medida essencial, para evitar a redução dos telómeros e até estimular o seu alongamento.
- Encontre o seu equilíbrio interno. Certas formas de meditação (ex.: relaxamento, ioga, tratamentos termais) poderão auxiliar a encontrar o seu equilíbrio, evitar o stress e consequentemente controlar os seus níveis de insulina e cortisol, fomentando a existência de telómeros maiores.
Mediante as exigências do dia-a-dia, os níveis de stress, as doenças existentes, entre outros factores, o padrão alimentar pode e deve ser personalizado. Torna-se essencial primar pela qualidade dos alimentos ingeridos, como forma de garantir que sejam de elevada qualidade nutricional, bem como ingerir os nutrientes nas proporções necessárias para cada um. Entre os nutrientes necessários para estimular o anti-envelhecimento encontram-se as vitaminas do complexo B, o magnésio, o zinco, a vitamina E, a vitamina D e os ácidos gordos ómega-3.
Entrando na alimentação propriamente dita, existem muitos alimentos com propriedades nutricionais adequadas, para suportar a qualidade e comprimento dos telómeros, entre eles: o azeite, o iogurte natural, o peixe gordo, o chocolate preto, as nozes, o vinho tinto e os frutos do bosque.
Urge fazermos algo pelo nosso corpo. Ao adoptarmos uma filosofia de prevenção e promoção de saúde, vocacionado para o bem-estar físico e psicológico, podemos contrariar as diversas formas de stress que todos os dias estamos sujeitos, à medida os  anos passam. Uma alimentação que ajude nas acções anti-envelhecimento, aliada a práticas de vida saudável são uma realidade possível de coadunar e cada vez mais uma necessidade diária.
Nota: imagem retirada daqui.

0 comentários: