Bagas godji

Uma antiga lenda atribui a longevidade do mestre de ervas chinês Li Quing Yuen (que viveu até os 252) a uma alimentação diária que incluia bagas de goji.
Acredita-se que as bagas de goji foram descobertas por um médico durante um estudo sobre um grupo de pessoas que viviam nas montanhas profundas dos Himalaias. Esta comunidade era conhecida pela sua boa saúde. De facto, muitos dos habitantes tinham mais de cem anos e viviam bem, com escassos problemas de saúde. Muitos deles nem sequer tinham cabelos brancos. O médico questionou-se: “o que fariam estas pessoas para protegerem a sua saúde de forma tão efectiva?”. Mediante estudos mais aprofundados, este médico descobriu que as bagas de goji cresciam naturalmente perto dos poços onde as pessoas bebiam. As bagas de goji caíam na água e “contaminavam-na” com os seus nutrientes saudáveis. Aqueles que viviam na aldeia também consumiam regularmente estas bagas. Dessa forma, conclui-se que o consumo regular das bagas de goji conduziu à saúde e vitalidade experimentada pelos habitantes daquela aldeia. Chamam-lhes “diamantes vermelhos”.
As bagas godji são oriundas da China e do Tibete. Possuem 18 tipo de aminoácidos, incluindo os 8 aminoácidos essenciais (leucina, isoleucina, valina, metionina, treonina, fenilalanina, lisina, triptofano). Baseado no teste ORAC (Oxigen radical Absorbance capacity), as bagas goji são uma grande fonte de antioxidantes, tais como o betacaroteno (10x mais ricos em antioxidantes que os mirtilos). São uma excelente fonte de vitamina A, C (possuem 50x mais vitamina C que as laranjas) e fibra, boa fonte de cálcio, selénio e zinco. Pela presença destes nutrientes possuem função anti-stress.
Contudo, apesar da sua interessante composição nutricional, não devem ser substitutos de uma alimentação saudável. Podem ser complementares a um estilo de vida saudável, na maioria das pessoas, todavia, devem ser evitados em algumas complicações de saúde. A quantidade ingerida dos mesmos alimentos deve ser adaptada às necessidades individuais (em média cerca de 10g/dia).

Uso culinário:
Para misturar nos cereais, iogurte, saladas, sobremesas ou ingerido simples.
Estas bagas também se encontram sobre a forma de extractos de sumo, aditivos alimentares e suplementos dietéticos.

Conservação:
Dados estarem disponíveis no mercado sobre a forma de bagos secos, devem ser guardadas em local seco e fresco.

Informação nutricional/100g:
Valor energético: 253 Kcal
Proteínas: 11,7 g
Hidratos de carbono: 43,2 g
Lípidos 3,7 g
Fibra: 22,9 g
Vitamina A: 1,1 mg
Vitamina C: 184 mg
Cálcio: 28 mg
Ferro: 3,2 mg
*O valor nutricional das bagas godji varia de empresa, uma vez que existem diferentes espécies, bem como onde foram cultivadas, o tipo de solo também influencia a sua composição.
Nota: imagem retirada daqui e fonte da informação nutricional: Fold..

0 comentários: