Sobremesas doces mais saudáveis

Habitualmente todas as variedades de sobremesas doces levam na sua composição ingredientes que não necessitamos no nosso dia-a-dia e pelo qual apenas devem ser ingeridos em dias de festa, ou seja, ocasionalmente.
Hoje em dia, temos à disposição uma grande oferta de doces em pastelarias, confeitarias, feitos em casa, ou sobre a forma de produtos processados à venda em locais tão distintos como em bombas de gasolina.  Um grande número de pessoas ingere doces diariamente e por vezes mais que uma vez por dia. Esse consumo regular traz graves consequências, e será tanto maior quanto maior for a frequência do consumo de doces.
No entanto, não é por ingerir de vez em quando um doce, mesmo que possua uma grande quantidade de açúcar, manteiga, natas, chantilly ou outro ingrediente menos saudável, que vá interferir na sua saúde ou na alteração do seu peso corporal. Por outro lado, é possível tornar as suas sobremesas menos processadas e mais interessantes em termos nutricionais.
Se quiser transformar as suas sobremesas em opções mais saudáveis, pode fazer algumas modificações às receitas, no sentido de ficarem nutricionalmente mais equilibradas. Assim pode por exemplo:
- reduzir a quantidade de açúcar;
- optar por um açúcar amarelo ou açúcar mascavado escuro em vez do açúcar branco;
- caso a receita tenha leite condensado optar pela versão magro e reduzir a quantidade de açúcar;
- substituir as natas convencionais por natas magras ou natas de soja;
- substituir um chocolate de leite por um chocolate preto;
- reduzir a quantidade de chocolate em pó introduzido e optar por adicionais farinha de alfarroba;
- escolher sobremesas que mesmo doces possuam fruta na sua composição, como por exemplo uma tarte de maçã.
Convém reforçar que, ao fazer estas modificações com o intuito de tornar uma receita mais saudável, não é suposto ingerir uma maior quantidade, mas sim a mesma quantidade, associado a um estilo de vida saudável. Os benefícios destas substituições prendem-se em não ingerir regularmente produtos nefastos para a saúde e dessa forma potenciar a qualidade de vida.
Nota: Imagem retirada daqui.

0 comentários: