Bioquímica individual

Já lhe aconteceu identificar-se com sintomas de outrem e, ao fazer o mesmo tratamento, este não surtir o mesmo efeito que a outra pessoa? A justificação reside na diferente bioquímica individual. O que quer isto dizer? Que devido aos nossos genes, ao nosso ambiente e à nossa alimentação, as células do nosso corpo adaptam-se a uma forma de funcionamento e, por isso, irão reagir a medicamentos, agressões ou mesmo doenças de forma diferente que outra pessoa.
O termo “bioquímica individual” surge em 1956, e foi usado por Roger Williams para explicar a forma como a variabilidade genética de uma pessoa a torna mais ou menos susceptível a doenças e como as suas necessidades nutricionais e a resposta do seu organismo a um fármaco podem ser diferentes. Ou seja, mesmo em pessoas aparentemente saudáveis, o nosso organismo reage de maneiras distintas. O mesmo se passa com os diferentes ambientes a que cada pessoa se encontra sujeito. O organismo de uma pessoa com uma vida cheia de “stress” reage de maneira muito diferente do organismo duma pessoa que tem uma vida mais calma. O mesmo acontece com pessoas com diferentes hábitos alimentares (ex.: comer a horas/sem horário para comer, comer bem/mal).
É aqui que a nutrição funcional é importante. Personalizar a sua alimentação de forma a optimizar a sua saúde é o principal objectivo da nutrição funcional. De forma a melhorar a sua saúde e obter os melhores resultados a nível funcional, cada caso deve ser e é analisado individualmente.
Aquilo que funciona para uma pessoa pode não funcionar com outra. Por isso, optimize a sua saúde e viva com qualidade.
Nota: imagem retirada daqui.

0 comentários: