Pensamento sabotador do cumprimento do plano alimentar (3)

Já que exagerei um pouco, posso também comer tudo o que quiser no resto do dia.”
Já lhe aconteceu pensar assim? Este tipo de pensamento lembra o ditado “perdido por cem, perdido por mil”. É um pensamento ilusório, uma forma da pessoa se desculpar para poder comer o quiser. Afinal, já que transgrediu aquilo que deveria ter cumprido, mais vale aproveitar. Contudo, repare: o impacto de fazer apenas uma ingestão alimentar fora do comum e mais energética não tem a mesma repercussão do que passar o dia inteiro a comer alimentos de elevado valor calórico. Porque num plano de redução ponderal nenhum alimento é proibido! Pode comer de tudo, se não existirem outras condicionantes de saúde! Sim, TUDO! Todavia, existem alimentos que não deverá ingerir diariamente, nomeadamente aqueles que são ricos em gordura e/ou açúcar.
Se este pensamento anterior tornar a surgir, reflicta sobre os seguintes aspectos:
- Será fome ou vontade de comer? Se está com fome, pergunte a si mesmo a seguinte questão: ando a comer regularmente? O facto de estar sem comer durante muitas horas poderá dificultar o seu controlo sobre a quantidade a ingerir. Se for uma questão de vontade de comer, poderá fazê-lo pontualmente (ex.: 1 vez por semana).
- É um momento ideal para comer? A que velocidade está a comer? A falta de tempo pode levar a refeições muito rápidas. Dessa forma, acaba não só por não saborear devidamente o alimento, como também não tem a mesma percepção de saciedade que deveria ter ao comê-lo lentamente.
- Pondere sobre as vantagens e desvantagens desse desvario (muito/pouco calórico, muito/pouco gordura, etc).
Uma vez não são vezes, desde que num formato q.b. Quando pretender fazer algum deleite pare, disfrute e saboreie o mesmo, de uma forma esporádica. Até porque, saboreando apenas de vez em quando, essas coisas saber-lhe-ão melhor.
Nota: Imagem retirada daqui.

0 comentários: