Úlceras gástricas e abordagem ortomolecular

Uma úlcera gástrica é uma lesão (ferida) na mucosa que reveste as paredes do estômago. Uma das principais causas é uma bactéria que dá pelo nome de Helicobacter pylori (H. pylori). Outra razão frequente é o uso continuado de ácido acetilsalicílico (aspirina) ou de medicamentos anti-inflamatórios, como o ibuprofeno.
Na maioria dos casos, as úlceras são tratadas com a combinação de 2 antibióticos e um fármaco inibidor da bomba de protões, ou seja, um protector gástrico, que impede o estômago de produzir sucos gástricos. Os inibidores da bomba de protões devem, sempre que possível, ser utilizados por um curto período de tempo, caso contrário impedem a absorção de certos nutrientes (ex.: vitamina B12 e certos minerais) e levam a complicações de saúde, tais como um aumento do risco de osteoporose, infecções, etc.
No entanto, existem outras alternativas baseadas em produtos naturais. Uma solução passa pela abordagem ortomolecular como forma de prevenção do aparecimento de úlceras gástricas e como complemento do tratamento convencional, após a fase aguda. Esta também é uma forma de tratar a causa e não apenas de melhorar os sintomas.

Produtos indicados para tratar a infecção:
Probióticos: As bactérias Acidófilus e Bifidus atrasam o crescimento da H. pylori e podem inclusive matá-la. Os probióticos podem ainda diminuir os efeitos secundários e melhorar a efectividade do tratamento convencional.
Óleo de orégão: este óleo é um agente natural bastante interessante no combate à H. pylori. Inibe a forma como o H. pylori produz químicos que neutralizem o ácido produzido no estômago, impedindo que a H. Pylori sobreviva. Dessa forma, o óleo de orégão actua como um antibiótico natural.
Alcaçuz: tem propriedades para reparar e auxiliar o fortalecimento gástrico.

Como reduzir alimentos estimuladores de ácido e irritantes gástricos
Deve evitar refeições hipercalóricas (ricas em carne, peixe e ovo), que agravam a inflamação gástrica. O consumo regular e frequente de café e bebidas alcoólicas é desaconselhado, assim como os anti-inflamatórios não esteróides (NSAIDS), como o ibuprofeno, pois agravam a lesão gástrica. Se tiver uma úlcera, a combinação de NSAIDS e álcool é extremamente perigosa, por poder causar uma hemorragia interna.

Melhorar a parede gástrica com vitamina A e glutamina
A vitamina A e a glutamina auxiliam na regeneração das células epiteliais saudáveis, do tracto digestivo. A vitamina A, sob a forma de retinol é vital para a saúde das células gástricas. Contudo, altas doses não são recomendadas na gravidez, nem a fumadores.

Verifique se tem alergias e intolerâncias alimentares e evite esses alimentos
A ingestão de qualquer alimento que seja alérgico ou intolerante vai aumentar a inflamação e agravar a úlcera, pelo que deve ser evitado. Nestes casos, há que garantir que os nutrientes fornecidos pelos alimentos a evitar são obtidos de outros alimentos.

Reduzir o risco de úlceras gástricas
As melhores opções são alimentos de baixo grau de alergia ou intolerância e ricos em nutrientes (ex.: legumes, fruta não cítrica, alho, quinoa, óleo de peixe). Os piores alimentos são o álcool, a carne, os lacticínios e o café.

Como o leitor pode observar, existem várias metodologias de trabalho. Parece-me, acima de tudo, que o mais importante é que se sinta bem e procure tratar não só a sintomatologia do problema mas também a sua causa.
1. K.Y. Wang, et al., ‘Effects of ingesting Lactobacillus- and Bifidobacterium containing yogurt in subjects with colonised Helicobacter pylori’, American Journal of Clinical Nutrition, Sept. 2004; 80(3):737–41 
2. S. Parascho, et al., ‘In vitro and in vivo activities of chios mastic gum extracts and constituents against helicobacter pylori, antimicrobial agents and chemotherapy’, Antimicrobial Agents and Chemotherapy, 2007;51(2):551–9 
3. J. Xing, et al., ‘Effects of sea buckthorn (Hippopha. rhamnoides L.) seed and pulp oils on experimental models of gastric ulcer in rats’, Fitoterapia, Dec. 2002;73(7–8):644–50
Nota: imagem retirada daqui.

0 comentários: