Açafrão-da-índia

Esta especiaria, também denominada de curcuma longa, é membro da família do gengibre. É oriunda do Sul da Ásia, onde é apreciada desde a antiguidade. Estima-se que os Indianos consumam  em média 1,5 a 2,0 g por dia de açafrão-da-índia (1/4 a ½ colher de chá).
Nas preparações culinárias utiliza-se por norma o rizoma fresco ou seco. O açafrão-da-índia pode ser utilizado em diversos pratos, nomeadamente num arroz, num estufado de carne ou peixe, numa massa ou até de uma forma mais arrojada em algumas sobremesas (por exemplo combinadas com cacau) ou em batidos. Combina bem com outras especiarias, nomeadamente a malagueta; o cravinho-da-índia; a folha e semente de coentro; os cominhos; o funcho; o gengibre; a paprica; a semente de mostarda, etc. Recomenda-se apenas que tenha cuidado com a sua utilização, pois mancha facilmente os dedos, os utensílios de cozinha e a roupa.
Este “pó amarelo”, que é o principal ingrediente do caril, possui propriedades anti-inflamatórias, resultantes da presença de curcumina. Em laboratório ajuda ainibir o desenvolvimento de diversos tipos de cancro, entre eles: cólon, próstata; pulmão; fígado; estômago; mama; ovários e leucemia. É capaz de actuar na angiogénese e obriga as células cancerosas a morrer (apoptose). Possui ainda a capacidade de interferir directamente com o NF-KB, que protege as células cancerosas dos mecanismos de defesa do organismo. Contudo, para ser bem absorvida, recomenda-se que seja combinada com a pimenta preta e/ou gengibre.

Propriedades nutricionais por 1 colher de sopa 
Valor energético: 24 kcal
Proteína: 0,53 g 
Lípidos: 0,67 g 
Gordura saturada: 0,21 g 
Hidratos de carbono: 4,42 g 
Açúcar: 0,22 g
Fibra: 1,4 g
Excelente fonte de manganês e ferro. Boa fonte de vitamina B6, fibra e potássio.

O interesse pela curcuma tem vindo a crescer bastante nestes últimos anos, dado possuir propriedades tão interessantes. Será importante sublinhar que pode e deve ser utilizado numa alimentação saudável, como forma de prevenção ou complemento do tratamento oncológico instituído. Apesar de ter propriedades benéficas, nunca deve substituir a terapêutica médica instituída.
A maioria dos Portugueses não tem por hábito a utilização de diversas ervas aromáticas e especiarias, muitas vezes pelo desconhecimento da forma mais indicada da sua preparação, utilização e combinação. Se é o seu caso não se intimide. É fácil de utilizar esta especiaria, bem como de gostar dela. Experimente um dia que tenha mais tempo e desta forma permita-se a criar novos pratos para a família.
Nota: informação nutricional retirada da página www.fatsecret.pt e imagem retirada daqui.

0 comentários: