Citrinos – família vasta com benefícios múltiplos

A família dos citrinos é vasta. Na cozinha portuguesa, estes frutos são usados como sobremesa assim como tempero ou acompanhamento de refeições principais ou intercalares. Entre os mais consumidos em Portugal encontramos a laranja, o limão e a tangerina.
O limão é rico em propriedades que preservam a juventude. O seu elevado nível de vitamina C é vital para a pele e gengivas saudáveis. É também uma boa fonte de flavonóides, tais como a quercetina, que aumenta os efeitos da vitamina C, especialmente importante para a saúde dos vasos sanguíneos e para evitar varizes. O limão, tal como outros citrinos, contém terpenos que são anticancerígenos.
Quanto à laranja, sempre foi referida pela sua riqueza em vitamina C. De facto, a vitamina C é o elemento de maior destaque neste fruto. No entanto existem outros nutrientes como o caso da fibra e dos carotenóides que não são de desprezar.
Já as toranjas, para além da abundância em vitamina C, são especialmente ricas em potássio e flavonóides. Estes 2 últimos nutrientes são importantes para o coração, a circulação, a pele e a imunidade.
Os citrinos têm uma grande versatilidade culinária e até a sua casca é aproveitada. Foi demonstrado que a utilização da casca das tangerinas na alimentação, devido à sua riqueza de flavonóides, ajuda a estimular a morte por apoptose de células cancerosas e a reduzir a sua capacidade de invadir os tecidos circundantes. Estas investigações científicas não têm como objectivo substituir os tratamentos oncológicos instituídos. São sim, medidas complementares ou preventivas que podem ser introduzidas numa alimentação saudável, sem grande custo. Para fazer uso da casca da tangerina e obter os seus benefícios, certifique-se que opta pelas biológicas. Pode utilizar a raspa de citrinos para polvilhar em saladas, molhos, sobremesas, iogurtes, batidos ou para aromatizar um chá.
Varie ao máximo a sua alimentação, procurando respeitar a sazonalidade dos alimentos. Dê largas à sua imaginação e explore novas combinações de alimentos.

0 comentários: