Maximize a sua fertilidade


A gravidez é um acontecimento natural, que pode surgir de surpresa ou após cuidadoso planeamento.Por isso, se estiver na etapa de planeamento da sua gravidez, este artigo é para si. A fertilidade e a velocidade de conceção dependem de muitos fatores: psicológicos, físicos, nutricionais e/ou ambientais. Ao nível da nutrição, o seu estado vitamínico e mineral desempenham um papel crucial. Não quer isto dizer que uma alimentação pobre em tudo aquilo que necessita a torne estéril. No entanto, poderá torná-la “subfértil” e reduzir as suas hipótese de engravidar, pois um bom estado de saúde não depende somente de um único nutriente.
Porque nos preocupamos com a sua saúde e com a sua gravidez, partilhamos consigo alguns aspetos a ter em consideração para maximizar a sua fertilidade:
- Afine as suas hormonas sexuais. O zinco é fundamental para a saúde reprodutiva, assim como a vitamina B6, que afetam todas as partes do ciclo sexual feminino. Uma deficiência quer em zinco, quer em vitamina B6 causa uma deficiência na hormona libertadora de Lh (hormona luteinizante) e, consequentemente a sua fertilidade decresce. Pode encontrar o zinco em alimentos como as ostras, borrego, frutos secos e a vitamina B6 em alimentos como a couve-flor, brócolos e banana.
- Ingira gorduras saudáveis. Tal como o zinco e a vitamina B6, as gorduras ómega 3 e 6 são fundamentais, quando em equilíbrio, para um funcionamento saudável das hormonas. Uma deficiência nelas pode afetar o seu ciclo menstrual e, consequentemente, a sua fertilidade. Os peixes gordos como a sarda, a sardinha e o salmão são uma boa opção.
- Rejuveneça. Cada vez mais, os casais optam por ter filhos cada vez mais tarde. À medida que a idade avança produzimos mais radicais livres e ao mesmo tempo, o nosso sistema de reparação se torna menos eficiente. Estes sistema está dependente de um bom fornecimento de nutrientes antioxidantes a partir da nossa alimentação. Se estiverem em falta, envelhecemos mais depressa, tornando mais fácil o desenvolvimento de doenças e tornamo-nos menos férteis. Assim, use e abuse no consumo de fruta e legumes variados e da época e, de preferência biológicos, de forma a obter uma grande quantidade de vitaminas e minerais.
- Vigie o seu peso. A fertilidade diminui tanto nas mulheres obesas como nas demasiado magras.
- Faça uma consulta para avaliar a presença de doenças sexuais silenciosas. As doenças sexuais transmissíveis e as infeções bacterianas podem reduzir muito a sua fertilidade ou aumentar o risco de aborto.
Lembre-se, a saúde do bebé começa antes da barriga da mãe, com uma boa saúde do casal. Por isso deve certificar-se que tanto o leitor como o seu/sua companheiro/a se encontram de boa saúde.

0 comentários: