Autocolantes na fruta – para que vos quero?

Já reparou que a fruta vem muitas vezes com um autocolante em cada peça? E sabe o que é que significa esse autocolante.? Se se preocupa com o impacto ambiental do uso de autocolantes, certamente já deu por si a pensar que é algo inútil e desnecessário, até porque é colado em frutas que se podem comer com casca.
No entanto, o uso desse autocolante tem  informação específica e importante, que nos permite saber a origem dessa fruta. Afinal, quais as razões para a existência desse autocolante? 
- Permite ao funcionário do hipermercado identificar a fruta e sua proveniência o que o irá ajudar a colocar no local correto quando uma peça de fruta é deslocada pelo consumidor.
- Dá a conhecer ao consumidor, a forma como a fruta foi cultivada, quando apresenta um número, designado por código PLU (Price Look Up). Existem 3 tipos de códigos  e números usados, que indicam se a fruta cresceu segundo métodos convencionais, de forma biológica ou se foi geneticamente modificada.
– Se o número tiver 4 digitos, como 4130, é porque se trata de fruta cultivada da forma mais convencional, com recurso a pesticidas;
– Quando apresenta 5 digitos e começa por 8, como 82221, significa que a fruta foi modificada geneticamente.
– Já se começar com o algarismo 9 como 94011, a fruta foi cultivada em modo biológico.
Estes códigos são utilizados a nível internacional desde 1990, para produtos frescos, em particular fruta e legumes. A entidade que controla os códigos PLU é a International Federation for Produce Standards (IFPS) e é de referir, que a utilização dos códigos PLU é facultativa.
No que concerne à comestibilidade do autocolante da fruta, existem normas que garantem que quer a cola, quer o papel sejam digeríveis. Contudo, sempre que possível retire o mesmo. Prevê-se em breve que os autocolantes venham ser substituídos por uma gravação a laser, resultante de recomendações aprovadas pela União Europeia desde Junho de 2013.
Assim sendo, da próxima vez que adquirir fruta, se sentir curiosidade, olhe para o código que apresenta e confirme o seu modo de cultivo. Se estiver a optar por seguir uma alimentação biológica, recomenda-se que o faça para confirmar de que forma o alimento foi cultivado.

0 comentários: