Como são os seus hábitos alimentares?
É frequente ouvir a expressão "eu faço uma alimentação saudável", "eu sei como devo comer", mas os dados do Instituto Nacional de Estatística mostram que ainda há muito trabalho para ser feito.
Repare que a nossa alimentação deve ser em 47% resultante do consumo de hortícolas, fruta e leguminosas. Contudo, na realidade estes alimentos apenas fazem parte de 27,7% da alimentação diária dos portugueses.
Como "nós somos aquilo que comemos", pequenas modificações da estrutura ideal de alimentação repercutem-se pela vida fora inevitavelmente em complicações de saúde. Com base no consumo diário e nas porções indicadas dos alimentos acima referidos, uma alimentação saudável não fica assim tão dispendiosa, ao contrário do que acontece quando há o aumento do consumo de carne, pescado e ovos para além das necessidades.
Vale a pena reflectir se o seu padrão alimentar se encontra mais aproximado com a Roda dos Alimentos ou com os Hábitos alimentares dos Portugueses (se precisar de ajuda na análise, faça rapidamente o nosso questionário: pratico uma alimentação saudável). Recomendamos ainda uma segunda introspecção, analisando como está em termos de saúde. Se tiver um estilo de vida saudável e for saudável, perfeito! Está a cuidar verdadeiramente de si. Se houver modificações alimentares a serem feitas e/ou problemas de saúde a serem corrigidos/controlados, não deixe para amanhã a mudança do seu estilo de vida. Comece hoje com pequenas mudanças.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário