Adoçantes e diabetes

Sendo os objectivos do tratamento da diabetes o bom controlo das glicemias (níveis de glucose no sangue), da tensão arterial e colesterol, mas também prevenir ou reduzir o excesso de peso, muito diabéticos questionam-se acerca da possibilidade de usar adoçante.
Os adoçantes ou edulcorantes são substâncias que podem ser adicionadas aos alimentos ou bebidas, com o objectivo de lhes conferir o sabor doce, em substituição do açúcar.
Sabendo que um peso mais saudável contribui para um melhor controlo das glicemias, da tensão arterial e de outros factores de risco para a doença cardiovascular, muitos indivíduos, mesmo sem serem diabéticos recorrem ao uso do adoçante de forma a diminuir a ingestão de calorias.

Os adoçantes podem ser subdivididos nos:
- adoçantes calóricos, como a frutose e todos os polióis (sorbitol, maltitol, manitol, xilitol);
- adoçantes não calóricos como a sacarina, ciclamato, aspartame, acessulfame de potássio e sucralose.
A comunidade científica desaconselha o uso de adoçantes nas crianças com menos de 2 anos e dessa forma, todos os produtos que tenham adoçante na sua composição.
As crianças e as grávidas são desaconselhadas ao uso da sacarina e do ciclamato pelos seus efeitos adversos.
As pessoas com diabetes podem adicionar os adoçantes a alimentos ou bebidas, mas com moderação.
As pessoas com fenilcetonúria são desaconselhadas ao uso do aspartame, uma vez que contém uma fonte de fenilalanina.

Atendendo que existem imensos produtos no mercado com adoçante, e atendendo que não é usado sempre o mesmo tipo de adoçante, quem pretenda recorrer à ingestão do mesmo e tenha algumas contra-indicações, deve ter em atenção o tipo de adoçante usado, no produto que pretende ingerir.
Quanto aos diabéticos que não tenham restrição quanto ao tipo de adoçante, se optarem pelo seu uso, deve fazê-lo com moderação.
Se é diabético, não se esqueça que os adoçantes encontram-se em inúmeros alimentos e bebidas, tendencialmente com a designação "light", "zero", "sem açúcar". No tratamento da hipoglicémia não devem ser usados. Nessas situações deve optar-se pela ingestão de açúcar, sumo com açúcar ou água com açúcar.
Nota: imagem retirada daqui.

0 comentários: