Perder peso na menopausa com dieta e exercício físico

Foi publicado um estudo na revista "Obesity" onde os investigadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center, dos EUA, concluíram que a realização de um plano alimentar para redução ponderal em mulheres na idade da menopausa, quando associado com a prática regular de exercício físico é a melhor forma de perder peso.
Para este estudo contaram com a colaboração de 439 mulheres, com idades compreendidas entre os 50 e 75 anos, em pós-menopausa, sedentárias e com excesso de peso ou obesidade, durante 1 ano. Dividiram as senhoras em 4 grupos: um grupo só praticava exercício físico, um segundo grupo apenas seguia um plano alimentar adequado para redução ponderal, um terceiro grupo fazia as duas coisas combinadas (alimentação + exercício físico) e o último grupo não tinha cuidados nem com a alimentação nem com a prática de exercício físico.
Ao final de um ano verificou-se que o grupo das mulheres que tinham combinado um plano alimentar para redução de peso, com o exercício físico perderam cerca de 11% do seu peso inicial, com uma média de 9kg perdidos. O grupo que apenas realizou exercício físico perdeu cerca de 2,4% do seu peso inicial, com uma média de 2kg perdidos. Já o grupo que apenas fez dieta perdeu 8,5% do peso inicial, cerca de 7kg perdidos.
Ou seja, as mulheres na idade da menopausa não precisam de ser atletas nem fazer restrições alimentares demasiadamente severas e prejudiciais para a sua saúde. Desde que incluam no seu estilo de vida a prática regular de exercício físico, nomeadamente com caminhadas diárias e que conciliem um plano alimentar personalizado de redução ponderal, os resultados serão bastante interessantes.
Nota: imagem retirada daqui.

0 comentários: