Nutrição e cancro

A Organização Mundial de Saúde estima que na etiologia do aparecimento de cancro, os factores alimentares estão relacionados com cerca de 30% dos cancros nos países ocidentais e 20% nos países em desenvolvimento. Existem alguns tipos de cancro que estão mais relacionados com factores alimentares que outros, nomeadamente o cancro do cólon, recto e próstata. Relativamente ao cancro do cólon e do recto, entre os factores alimentares, existe um maior risco quando os indivíduos consomem poucos hortícolas, mas em oposição são grandes consumidores de carne e bebidas alcoólicas. Já no cancro da próstata, entre os factores alimentares que aumentam o risco deste tipo de cancro encontra-se o grande consumo de carne, produtos cárneos e gordura animal.
As recomendações alimentares para diminuir o risco de aparecimento de cancro, aconselhadas pela American Institute for Cancer Research são medidas simples e concretizáveis. No entanto, a comunidade científica tem continuado a aprofundar o estudar do papel protector de alguns nutrientes no combate de alguns tipos de cancro. Entre eles, parece que um adequado aporte de vitamina D e cálcio tem um papel protector no cancro colorectal e mama, enquanto que a vitamina C está associada à protecção de cancro do esófago, cavidade oral, estômago, pâncreas e pulmão.
De uma forma sumária existem sugestões fundamentais a ser aplicadas, entre elas:
- ingerir quantidades adequadas de fruta, legumes e cereais pouco processados;
- aprender a apreciar os alimentos pobres em gordura e re-inventar formas dos ingerir de forma agradável;
- realizar actividade física de forma regular;
- não fumar.
Não se esqueça que se houver um estilo de vida saudável, na maioria dos casos é possível prevenir o aparecimento de cancro.
Nota: imagem retirada daqui.

0 comentários: