Preparação para a época de exames

A época de exames é o período do ano escolar que mais "stress" causa aos jovens, uma vez que é a altura do ano que se comprova os conhecimentos adquiridos ao longo do ano.
Para que haja sucesso escolar, a preparação deve ser feita ao longo do ano, de forma que à posteriori, com uma revisão os conceitos são relembrados.
A opção pelas directas durante a preparação dos exames, com a utilização de várias estratégias para desafiar o sono (ex.. café, estimulantes) é contraproducente. Afinal de contas, está-se a ir contra os objectivos pretendidos - a sedimentação da informação. As boas noites de sono, onde se asseguram 8 horas por noite, são indispensáveis para que a informação adquirida seja de facto reconhecida e "sedimentada" pelo cérebro. Aliada a um bom sono está uma alimentação equilibrada. Será benéfico que esta seja uma prática habitual, para a optimização dos benefícios, todavia, pelo menos na preparação para os exames há que optar por uma ingestão regular e diversificada de frutas e legumes, onde se obtêm um grande aporte de vitaminas e sais mineiras. Uma correcta hidratação, de preferência com água é outro ponto fundamental, afinal o nosso cérebro também é constituído por água. A opção de alimentos que forneçam energia constante ao cérebro é outra opção de excelência, para garantir o máximo de rentabilidade do estudo. Assim, deve-se primar pela ingestão de alimentos ricos em hidratos de carbono complexos e de baixo índice glicémico. Por exemplo, a opção escolha de alimentos integrais (ex.: pão integral com fiambre e um copo de leite com cevada) em detrimento de alimentos com bastante açúcar na sua composição (ex.: bolo e um refrigerante). Por fim, em termos alimentares, deve optar-se pela escolha de gorduras saudáveis em pequena porção, tais como o ómega-3, em detrimento de refeições com bastante gordura de origem animal (ex.: francesinha), que tornam a digestão mais lenta e por conseguinte originam um menor rendimento cerebral.
A utilização de suplementos de venda livre para optimizar o rendimento cerebral nem sempre são aconselháveis. Existe uma grande variedade de produtos, muitos indicados para problemas de memória, que não são o problema da maioria dos nossos jovens e que quando ingeridos por vezes trazem efeitos secundários indesejáveis (apesar de muitos serem à base de produtos naturais). Aconselhe-se com o seu médico assistente ou nutricionista.Se houver uma alimentação completa, equilibrada e variada à partida não haverá necessidade de recorrer a estes produtos.
Por fim e não menos importante, a prática regular de exercício físico também já foi demonstrado como um factor que ajuda no processo de aprendizagem.
Ajude o seu filho a preparar-se bem para os exames.
Nota: imagem retirada daqui.

0 comentários: